Criado pelo Banco Central e em vigor desde 16 de novembro último, o PIX – novo sistema de pagamentos instantâneos – veio com a missão de imprimir celeridade e segurança as transações, concretizando transferências de recursos em questão de segundos.
Funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana, a expectativa é que venha a substituir os tradicionais DOC e TED.
Sob o ponto de vista do mercado imobiliário, que movimenta cifras expressivas e cujas transações, hoje, demandam certo tempo, a possibilidade de transferência de valores entre contas quase que de forma instantânea, aliado a já real possibilidade de lavratura de escrituras online, tornará o processo extremamente mais célere se comparado ao tempo atual, considerados, ainda, o pagamento de financiamentos bancários, impostos e taxas cartorárias correlatas.
Conforme esclarecimentos do Banco Central, a utilização se dá da seguinte forma: criada a chamada chave Pix, que é o dado que identifica a conta na hora de utilizar o serviço, a ideia é, ao invés de usar todas as informações bancárias para receber transferências ou pagamentos, utilizar esta chave Pix, cujas opções são o número do CPF/CNPJ, números de telefone celular, e-mail ou chave aleatória. Sendo que cada chave só poderá ser vinculada a uma única conta.
Assim, há possibilidade de fazer transferências digitando apenas o celular ou CPF da pessoa que vai receber o valor, eliminando a necessidade de digitar todos os dados da conta.
Muito se tem falado, também, sobre o impacto do PIX no seguimento de locação de galpões, em virtude do crescimento do e-commerce em tempos de pandemia e, a partir do Pix, sem a necessidade de aguardar, por exemplo, confirmação de pagamento de boletos, o que demandará investimento físico e logístico para atender as demandas de armazenamento de estoques e entregas de mercadorias.
A expectativa da inovação prometida pelo PIX vai ao encontro da tendência de digitalização cada vez maior no mercado imobiliário, que tem como um dos pontos mais relevantes na administração de um imóvel, uma boa gestão de financeira.